O que é tratamento odontológico canal?

O tratamento odontológico canal é realizado quando o paciente chega ao consultório com um caso grave de cárie. O dentista vai precisar fazer uma pequena cirurgia para a remoção da infecção e limpeza causada por essas bactérias. Mas o que leva a necessidade de fazer o tratamento odontológico canal?

Sabe quando um estádio inteiro comemora o gol de um time no futebol? São os Streptococcus mutans (popularmente conhecido como causador da cárie) quando veem o açúcar entrando na boca. Essas bactérias são as responsáveis pelos pontinhos pretos que surgem no dente. Elas se alimentam fazendo uma reação química no açúcar e o resultado é um buraco no dente.

Se não combatida, essa infecção vai penetrando cada vez mais até chegar na polpa do dente, região interior onde se localiza os vasos sanguíneos e nervos. Se a cárie afeta a polpa do dente ela compromete a vitalidade dele. Por isso todos os dentes reforçam muitas vezes sobre a importância da higiene bucal.

Como é feito o tratamento odontológico canal

O dentista vai precisar restaurar a vitalidade do dente infectado pelas bactérias e impedir que isso se espalhe pela corrente sanguínea de todo o corpo. O nome canal é por conta da maneira como o tratamento é realizado. No procedimento, os canais interiores do dente serão obturados, protegendo a raiz dentária.

Hoje em dia é possível concluir o tratamento odontológico canal em apenas uma consulta. Tudo depende da gravidade da infecção e do que ficará acordado entre dentista e paciente. Quanto à dor, o paciente pode ficar tranquilo, pois tudo é feito sob efeito de anestesia local.

Como identificar infecção no dente

Somente um dentista pode afirmar ou não sobre infecções dentárias e sobre a necessidade do tratamento. Na Internet é possível conseguir algumas informações básicas, que no caso, são sinais de alerta que não podem ser ignorados.

  • Sentir dor mesmo quando não estiver comendo;
  • Inchaço ou vermelhidão na região da gengiva em volta do dente;
  • Sangramento;
  • Pus;
  • Mau hálito.
Os dentistas são credenciados pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia) para realizar o tratamento odontológico canal. Não é recomendado se consultar com profissionais sem o CRO, afinal de contas, o assunto em questão é saúde.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento odontológico canal:


tratamento odontológico canal
tratamento odontológico canal