Quando realizar o tratamento dentário de canal?
Sentir dor de dente ao comer não é nada agradável. Ter mau hálito, sangramento e pus também não. Esses são sintomas da cárie, doença que atinge milhões de brasileiros. Em muitos casos não tem o que fazer, o jeito é fazer um tratamento dentário de canal.
Tudo começa quando a pessoa eixa de cuidar da higiene bucal. A boca faz parte do corpo e precisa de cuidado com qualquer outra parte. Entre doenças que podem se desenvolver estão cárie, gengivite, periodontite e placa dental.
Por isso os cuidados básicos como a escovação sempre após as refeições, o uso frequente de fio dental e enxaguante bucal além da limpeza de 6 em 6 é fundamental para evitar o tratamento dentário de canal. No caso da limpeza, ela deve ser feita por dentistas em consultórios odontológicos.
Como se forma a cárie
A bactéria causadora da cárie se chama Streptococcus mutans. Ela entra na boca por meio do ar ou objetos contaminados. Lá essa bactéria permanece à espreita de seu alimento preferido: o açúcar. Esse é o grande vilão dos dentes, pois para se alimentar do açúcar essas bactérias liberam um acido que corrói o dente.
Pode-se identificar que alguma coisa está errada quando pontos pretos começam a aparecer na superfície dos dentes, principalmente nos amolares (últimos dentes da boca). Em alguns casos os sintomas de dor podem vir depois de meses do início da cárie, por isso a visita regular ao dentista é importante para prevenir o tratamento dentário de canal. Alguns sintomas são:
- Dor intensa;
- Inflamação;
- Pus;
- Mau hálito;
- Sangramento.
É possível fazer o tratamento dentário de canal sem dor?
Sim, em muitos casos o tratamento de canal sem dor é algo natural, pois o paciente vai estar sob efeito de anestesia. Além disso, nos casos mais simples, em apenas uma consulta o dentista consegue remover toda a infecção e fazer a limpeza do local.
Casos e casos, mas a garantia certa é que o paciente não vai sofrer com o procedimento. Mesmo em casos mais graves, com a aplicação da anestesia a dor é algo quase imperceptível. Os avanços da medicina odontológica acabaram com os mitos que de ir ao dentista é sinônimo de sofrimento.