Existe tratamento de canal sem dor?

Hoje em dia é possível afirmar que na maioria dos casos o paciente vai realizar o tratamento de canal sem dor alguma. Na maioria dos casos, pois é necessário ressaltar que existem quadros clínicos mais complicados. A cárie é um tipo de infecção que se não tratada pode provocar a perda dos dentes.

Em situações graves, onde a pessoa já está há muito tempo com sintomas como dor, inchaço, pus e sangramento o tratamento de canal sem dor não é garantido. No entanto, a anestesia local reduz significativamente a dor.

O procedimento de canal é indicado em casos quando a cárie já penetrou na polpa do dente (região interna próxima a gengiva onde estão os vasos sanguíneos e terminações nervosas). Dessa forma, é preciso realizar uma pequena cirurgia para matar as bactérias e limpar a região.

Anestesia local e tratamento prévio com antibióticos

Não é de um dia para o outro que um tratamento de canal sem dor é realizado. O paciente precisa fazer o acompanhamento com seu dentista que lhe orientará sobre tudo. O primeiro passo é identificar o dente infeccionado e a gravidade da infecção. Em alguns casos mais simples, o procedimento pode ser realizado em apenas uma consulta.

Havendo necessidade de medicação preventiva ou pós-procedimento, o dentista pode prescrever medicamentos. Atenção! Apenas dentistas com conhecimento farmacológicos podem prescrever medicação.

Nos casos mais graves será necessário realizar mais de uma consulta para o tratamento do canal. No entanto, a aplicação da anestesia e a medicação só será feita com o consentimento do paciente.

Avanço da odontologia no tratamento de canal sem dor

As técnicas desenvolvidas pelos dentistas e as pesquisas feitas em laboratórios têm contribuído para facilitar os tratamentos dentários. O paciente pode ir tranquilamente sem medo ao dentista. Se o medo for fobia, algumas dicas evitam a visita frequente ao profissional.

  • Sempre escovar os dentes após as refeições;
  • Sempre passar o fio dental após as refeições;
  • Usar enxaguante bucal;
  • Evitam o consumo exagerado de alimentos com açúcar;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio.
Medidas protetivas são importantes, mas o ideal é ir ao dentista ao menos duas vezes no ano para realizar a limpeza. No fim das contas, garantir a saúde bucal é muito menos doloroso que realizar um canal.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal sem dor:


tratamento de canal sem dor
tratamento de canal sem dor