Existe tratamento de canal sem dor?
Hoje em dia é possível afirmar que na maioria dos casos o paciente vai realizar o tratamento de canal sem dor alguma. Na maioria dos casos, pois é necessário ressaltar que existem quadros clínicos mais complicados. A cárie é um tipo de infecção que se não tratada pode provocar a perda dos dentes.
Em situações graves, onde a pessoa já está há muito tempo com sintomas como dor, inchaço, pus e sangramento o tratamento de canal sem dor não é garantido. No entanto, a anestesia local reduz significativamente a dor.
O procedimento de canal é indicado em casos quando a cárie já penetrou na polpa do dente (região interna próxima a gengiva onde estão os vasos sanguíneos e terminações nervosas). Dessa forma, é preciso realizar uma pequena cirurgia para matar as bactérias e limpar a região.
Anestesia local e tratamento prévio com antibióticos
Não é de um dia para o outro que um tratamento de canal sem dor é realizado. O paciente precisa fazer o acompanhamento com seu dentista que lhe orientará sobre tudo. O primeiro passo é identificar o dente infeccionado e a gravidade da infecção. Em alguns casos mais simples, o procedimento pode ser realizado em apenas uma consulta.
Havendo necessidade de medicação preventiva ou pós-procedimento, o dentista pode prescrever medicamentos. Atenção! Apenas dentistas com conhecimento farmacológicos podem prescrever medicação.
Nos casos mais graves será necessário realizar mais de uma consulta para o tratamento do canal. No entanto, a aplicação da anestesia e a medicação só será feita com o consentimento do paciente.
Avanço da odontologia no tratamento de canal sem dor
As técnicas desenvolvidas pelos dentistas e as pesquisas feitas em laboratórios têm contribuído para facilitar os tratamentos dentários. O paciente pode ir tranquilamente sem medo ao dentista. Se o medo for fobia, algumas dicas evitam a visita frequente ao profissional.
- Sempre escovar os dentes após as refeições;
- Sempre passar o fio dental após as refeições;
- Usar enxaguante bucal;
- Evitam o consumo exagerado de alimentos com açúcar;
- Consumir alimentos ricos em cálcio.