Como é feito o tratamento de canal odontologia
O procedimento de canal dentário tem se especializado cada vez mais. A tecnologia junto aos aparelhos odontológicos tem contribuído para que pacientes possam recuperar a saúde bucal e prolongar a vida dos dentes.
O tratamento de canal odontologia é indicado nos casos em que já não é possível mais realizar medidas corretivas mais simples, como a obturação. Neste caso, o paciente também pode apresentar quadro de inchaço e dor. Isso significa que, por alguma cárie ou fratura profunda, a polpa do dente não consegue se recuperar sozinha.
Polpa do dente é o tecido localizado dentro do dente. Se estende da coroa à raiz dentária e protege vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo. Quando a infecção não é tratada, começa a se formar pus na raiz dentária. Este é o momento para procurar um dentista ou endodontista para realiza o tratamento de canal odontologia.
É importante corrigir o problema na raiz
Como citado, após a lesão a pessoa começa a sentir dor, a região incha e o acúmulo de pus causa mal odor. Procurar um especialista é o primeiro passo para não permitir que a infecção se espalhe. O problema tem que ser corrigido na raiz dentária, pois dessa forma ela recupera e volta a executar suas funções corretamente.
Durante o tratamento de canal odontologia a polpa comprometida é removida inteiramente. A seguir, é feita a desinfeto e a obturação da câmara pulpar e do canal radicular do dente. O procedimento de canal é como uma cirurgia, ou seja, o paciente é condicionado a todos os preparos para não sentir dor e após o tratamento deve seguir as orientações de recuperação.
Existe riscos no tratamento de canal odontologia?
Sim, caso a lesão não seja tratada isso pode afetar a vida do paciente de várias formas. A dor ao comer é a principal delas. É como se uma parte da boca estivesse inutilizável. Todo sintoma é um alerta, entre eles estão:
- Dor na mandíbula e dentes;
- Inchaço;
- Mau hálito;
- Sangramento;
- Pus.