Tratamento de canal dói?

Um dos maiores medos de quem precisa se submeter a um tratamento de canal é a ameaça de dor e incômodo. Esse medo faz com que muitas pessoas fujam do dentista para não ter que encarar um possível procedimento, já que muitas pessoas tem a ideia fixa de que o tratamento de canal dói.

No entanto, as pessoas devem ter em mente que os avanços tecnológicos na área da odontologia permitem processos mais práticos e benéficos para os pacientes. E as pessoas precisam levar em consideração, também, que não fazer um tratamento de canal não a livra da dor, mas faz o contrário, só agrava a situação do dente lesionado.

Como saber se o tratamento de canal dói

Há pessoas que ainda não têm certeza de como o tratamento de canal funciona. O mesmo tem como principal objetivo tratar a parte interna do dente que está lesionada e pode causar complicações futuras para a raiz do dente e, posteriormente, para o osso do maxilar e mandíbula.

Muitos acreditam que o tratamento de canal dói, porque é um procedimento um tanto quanto invasivo. O dente danificado é perfurado, a polpa é retirada para que o dentista possa fazer a limpeza e desinfetar para que não tenha mais nenhum resquício de cárie e/ou bactéria. Após a limpeza o local é preenchido e selado.

É comum pacientes em pronto socorro, após fazer um tratamento de canal de emergência, reclamar de dor e até pedir para o dentista deixar o dente aberto. No entanto, a dor é passageira, se o procedimento não for feito, o paciente ficará com dores constantes até arrancar o dente. Por isso, se preocupar se o tratamento de canal dói ou não, não deveria ser a prioridade.

Casos em que o tratamento de canal é necessário

  • Se há uma (ou mais) cárie profunda prejudicando o dente;
  • Se a polpa estiver exposta por conta de quebra ou fratura do dente;
  • Se tratamentos dentários repetidos danificaram o tecido da polpa;
  • Se o dente sofreu alguma lesão;
  • Se o tecido nervoso do dente está infectado.
Antes do paciente se preocupar e procurar se um tratamento de canal dói, é importante que ele consulte um dentista qualificado e que possua registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), para que um diagnóstico correto seja feito.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dói:


tratamento de canal dói
tratamento de canal dói