Tratamento de canal dente aberto

Como já é de conhecimento público, o procedimento que trata o canal envolve a perfuração do dente, a retirada da polpa danificada e logo após deveria acontecer o preenchimento do espaço vazio e a selagem. No entanto, mais em casos de emergências em Pronto Socorro, pode acontecer o tratamento de canal dente aberto.

Muitos concordam que o mais correto é abrir o dente, fazer o tratamento do canal, fechar o dente e medicar o paciente com antibiótico e analgésico. No entanto, alguns dentistas deixam o dente aberto e recomendam que o paciente coloque uma bolinha de algodão quando for comer e que a troque, na promessa que o dente deverá ser fechado em, no máximo, três dias.

Por que o tratamento de canal dente aberto acontece?

De primeiro momento, deixar o tratamento de canal dente aberto do paciente pode parecer uma grande falta de responsabilidade do cirurgião dentista. No entanto, esse caso costuma acontecer em pronto socorro, local que as pessoas procuram em momentos de emergência, ou seja, quando não aguentam mais de dor.

Alguns endodontistas (dentistas especializados na parte interna do dente) optam por deixar o dente aberto após o tratamento de canal até por pedido do paciente. Isso porque muitos alegam que se o dente for fechado, mesmo após toda a drenagem da bactéria, a dor retorna.

Mesmo pensando na dor do paciente, e em um alívio que traz o bem-estar ao mesmo, o cirurgião-dentista deve fazê-lo apenas pelo tempo permitido e recomendado. O correto é que, se ele optar por deixar o dente aberto, o deixe no máximo, por três dias. Por isso a necessidade de realizar o tratamento canal dente aberto de um até três dias, para contar com imprevistos como esse.

Cuidados para não precisar do tratamento de canal dente aberto

Cuidar da saúde bucal deveria ser uma das prioridades de todas as pessoas, já que a boca pode ser a porta de entrada para cáries, diversas bactérias e vírus que podem fazer mal não apenas para os dentes, mas para todo o corpo. Por isso, é bom tomar cuidados como:

  • Escovar os dentes, pelo menos três vezes ao dia;
  • Evitar alimentos que atraem cáries;
  • Fazer visitas frequentes ao dentista;
  • Passar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia.
Além de tudo isso, é recomendável que as pessoas não procurem o dentista apenas em casos emergenciais, uma boa opção é ter um convênio odontológico. Tomar todos os cuidados é essencial para evitar um tratamento de canal dente aberto.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dente aberto:


tratamento de canal dente aberto
tratamento de canal dente aberto