Tratamento de canal dentário: quando é preciso

Cuidados com os dentes deveriam ser de extrema prioridade para todas as pessoas. Isso porque os dentes, mais especificamente a boca é a porta de entrada para infecções, bactérias e até doenças. E tudo isso pode começar a obstruir o osso do dente e posteriormente outras partes do corpo. Para não chegar a tanto a pessoa precisa de um tratamento de canal dentário.

Antes de recorrer a um profissional da odontologia, o paciente pode identificar a necessidade do procedimento de canal através de sintomas. Sintomas esses que interferem diretamente no cotidiano, entre eles estão:

  • Dor nos dentes;
  • Incômodo ao mastigar;
  • Rachadura e fratura nos dentes;
  • Alteração de cor nos dentes;
  • Sensibilidade a alimentos quentes e gelados.

Hora de fazer um tratamento de canal dentário

Uma vez que os sintomas foram detectados, antes de se submeter ao tratamento de canal dentário, o paciente precisa estar ciente dos motivos pelos quais o procedimento é feito. Isso para que as expectativas do paciente fique alinhado com o que o processo proporciona.

Faz-se um tratamento de canal dentário nos casos em que o dente sofreu uma lesão, se estiver quebrado ou fraturado, deixando a polpa exposta. O procedimento também é feito em caso de cárie profunda, dente infectado (o que pode necrosar o dente) e também quando outros tratamentos dentários já danificaram o tecido da polpa.

Como evitar problemas de canal

Quem tem medo só de pensar na possibilidade de ter que fazer um tratamento de canal dentário pode tomar cuidados para que a parte interna do dente não seja danificada e não tenha que passar por isso.

Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia é regra! Passar o fio dental uma vez ao dia também é o mais recomendado. Fazer visitas frequentes ao dentista é uma boa opção, fazer check ups da mesma forma que o paciente faria em outros âmbitos da saúde.

O medo e/ou desconforto não pode ser a única motivação que uma pessoa tenha para cuidar bem dos dentes e da saúde bucal no geral. Os cuidados com essa parte do corpo devem ser constantes e dedicados, já que a boca é um canal de fácil acesso para bactérias e vírus que podem interferir na saúde.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dentário:


tratamento de canal dentário
tratamento de canal dentário