Benefícios do tratamento de canal dental

A dor de dente, assim como outras dores do corpo humano, surge para alertar que há algo de errado com a saúde dos dentes. Se muito intensa, com prejuízo até para a gengiva e, pior, prejuízo para a raiz do dente, pode ser que a pessoa tenha que se submeter a um tratamento de canal dental.

O procedimento é feito em casos de cárie profunda ou infecção, que provoca a necrose do dente. Se o dente estiver quebrado e/ou fraturado deixando a polpa exposta, o mesmo também precisa de um tratamento de canal dental. Em casos de lesão no dente e outros tratamentos que deixaram o tecido danificado, o canal também se faz necessário.

Como é feito o tratamento de canal dental

O primeiro passo desse procedimento é o raio-x, no qual o dentista identifica onde o dente está prejudicado. Em seguida, para começar o tratamento, a anestesia local é aplicada. Logo depois é a vez da perfuração do dente.

Posteriormente vem uma das principais partes do tratamento de canal dental, a remoção das partes internas para que a limpeza possa ser feita. Após a desinfecção do dente, é a vez do enchimento, no qual a parte oca será preenchida novamente. E para finalizar há o selamento do local tratado.

Por ser um procedimento que praticamente se configura como uma cirurgia, que envolve exame pré procedimento e anestesia local, é preciso que o paciente desprenda de um até três dias para realizar o tratamento de canal dental.

Cuidados pós tratamento

Após o tratamento de canal dental o paciente precisa continuar cuidando com atenção e dedicação da sua saúde bucal. Esses cuidados precisam envolver:

  • Escovação diária (no mínimo três vezes ao dia);
  • Uso do fio dental (pelo menos uma vez ao dia);
  • Evitar o consumo de alimentos muito duros e que sirvam de atração para cáries;
  • Visitas frequentes ao dentista.
Por último, mas não menos importante, é a escolha do dentista que irá fazer desde o tratamento de canal dental, até o acompanhamento depois do procedimento. É recomendável que o paciente escolha um dentista que seja especializado na parte interna do dente (endodontista) e tenha registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dental:


tratamento de canal dental
tratamento de canal dental