Importância do tratamento canal para a saúde

No passado, quando as pessoas tinham problemas nos dentes, caso não curassem com rapidez e comprometessem demais a saúde bucal, era comum que o dente fosse extraído. Nos dias atuais, quem sofre com problemas dentários tem diversas opções de tratamento que não a extração, entre eles o tratamento canal.

Esse procedimento se faz necessário quando a polpa do dente está doente, gravemente comprometido ou sofreu lesões que não são capazes de se recuperar sozinha, o que acaba necrosando. O que causa tudo isso são cárie dentária profunda, ou fratura no dente. Esses dois fatores podem permitir que bactérias infectem o dente através da sua entrada na polpa.

Passo a passo do tratamento canal

Para entender a complexidade do tratamento canal é preciso que o paciente tenha ciência da gravidade da lesão na polpa do dente. A polpa é o tecido mole interna do dente, onde se encontra o tecido conjuntivo, terminações nervosas e vasos sanguíneos.

Se uma pessoa acha que precisa de um tratamento canal, antes de tudo precisa consultar um dentista. E a partir daí, se precisar mesmo, as etapas que o paciente vai passar são as seguintes:

  • Raio-x: para localizar a cárie ou lesão e avaliar a gravidade da situação;
  • Anestesia: para fazer um tratamento canal é preciso uma anestesia local;
  • Pulpectomia: assim que se chama a abertura feita no dente para a retirada da polpa;
  • Preenchimento: após a retirada e limpeza, um material em forma de cone é inserido nos canais que as polpas foram retiradas. O
  • material pode variar entre massa, pino de plástico ou metal.

Cuidados pós tratamento canal

Ter dentes tratados e restaurados só é uma garantia de dentes saudáveis se o paciente cuidar dos mesmos, para que o problema não retorne e ele precise passar por mais um tratamento canal. Por isso, é importante que depois do procedimento as pessoas tomem mais cuidado e sigam cuidando da saúde bucal.

É recomendável que a escovação dos dentes sejam, no mínimo, três vezes ao dia. Não dispensar nunca o uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia. A visita ao dentista deve ter uma frequência. E claro, para valorizar o tratamento canal, é preciso que o paciente, evite alimentos que prejudicam a saúde bucal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento canal:


tratamento canal
tratamento canal