Fazer canal ou extrair o dente

O endodontista é um profissional da área da odontologia que cuida da saúde bucal, especialmente da parte interna dos dentes: polpa e raiz. Dentre várias especializações, essa também garante um excelente atendimento e se dedica ao paciente de forma a prestar um serviço voltado para sua qualidade de vida. Embora esse profissional cuide de vários procedimentos que beneficiam a saúde bucal do paciente, ele cuida essencialmente do tratamento de canal: quando ocorre cárie e é necessário esse tratamento específico ou em casos mais avançados realizar uma extração.

Fazer canal ou extrair o dente são soluções para problemas sérios e o encaminhamento mais adequado vai depender da avaliação do profissional. Porém é sempre importante seguir exatamente as instruções e recomendações que ele indicar para assegurar uma excelente saúde bucal.

Fazer canal ou extrair o dente?

Ao sentir sintomas como dor, incômodo, dificuldade para se alimentar ou até mesmo para higienizar os dentes, o paciente odontológico deve se consultar com um odontologista que irá fazer um encaminhamento para o especialista adequado. Esse profissional vai avaliar e recomendar processos adequados para solucionar o problema, pode ser necessário fazer canal ou extrair o dente. O canal é feito quando o paciente desenvolveu cárie mas o dente ainda se apresenta funcional e não possui danos graves, quando está muito deteriorado e não é possível preservar suas condições básicas é indicado o tratamento com extração para eliminar a causa da dor e infecção.

Quando o paciente precisar fazer canal ou extrair o dente, deve consultar um profissional odontológico que irá indicar o procedimento mais adequado para trazer benefícios como:

  • Alivio de dor;
  • Conforto;
  • Qualidade de vida;
  • Melhor condição para saúde.

Qualquer pessoa está sujeita a adquirir problemas como cárie, isso não significa que não se cuidou bem ou não possui um trato adequado com sua saúde. A cárie é uma consequência do acúmulo de resíduo alimentar em região de difícil acesso para efetuar a higiene correta. A melhor forma de evitar é fazendo consultas de prevenção com um profissional.

Profissionais dedicados ao paciente odontológico

A odontologia é uma área da saúde que trata da região bucal, essencialmente da gengiva e dentes. Ela se ramifica em especialidades para suprir melhor as necessidades do paciente e garantir que sua saúde seja bem tratada. Porém o cliente deve buscar esses profissionais a tempo de se prevenir de infecções e doenças mais sérias, ao contrário do que acontece na maioria das vezes quando as pessoas buscam atendimento em situações urgentes. Todos os serviços oferecidos visam a qualidade de vida do paciente odontológico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende fazer canal ou extrair o dente:


fazer canal ou extrair o dente
fazer canal ou extrair o dente