O que é a especialização em endodontia

A área da saúde que cuida do aparelho bucal, incluindo dentes e gengivas, é a odontologia. Para atender bem os pacientes e poder solucionar melhor todos os problemas que possam apresentar, existem muitas especialidades diferentes dentro dessa área da saúde. Uma delas por exemplo, é a especialização em endodontia.

Muito difundida entre os pacientes odontológicos, trata-se de uma especialidade responsável principalmente por cuidar de tratamento de canal dentário, mas também pode tratar vários outros problemas bucais através de muitos procedimentos que melhoram a qualidade de vida do paciente.

A especialização em endodontia capacita profissionais da área odontológica para cuidarem de problemas na região interna dos dentes, ou seja, a polpa ou raiz. Isso possibilita a recuperação e manutenção de sorrisos saudáveis. Sempre que o dente possuir alguma forma de se manter funcional o profissional com especialização em endodontia vai preservá-lo para poder manter as melhores condições de saúde do paciente.

Vantagens da especialização em endodontia

A especialização em endodontia permite que o profissional possa cuidar de muitos problemas além de canais dentários por exemplo. É possível tratar infecções causadas por diversos fatores diferentes, cuidar as causas de dores intensas que o paciente possa ter e normalmente são vinculadas a inflamações, além de solucionar e prevenir doenças. Esse profissional possui grande importância para os tratamentos e prevenções dos pacientes odontológicos.

A especialização em endodontia ajuda a resolver, por exemplo, casos como:

  • Doenças dentárias;
  • Dores bucais;
  • Infecções;
  • Sensibilidade a alimentos.

É muito importante que o paciente crie o hábito de se consultar regularmente com um profissional da área odontológica, se possível a cada seis meses, para garantir que a sua saúde bucal se mantenha em ótimo estado. Dessa forma qualquer problema sera identificado logo no inicio e o tratamento será mais rápido e eficaz. Se for necessário o paciente será encaminhado para um atendente especializado, por exemplo com especialização em endodontia.

Fatores importantes além das doenças bucais

Ao contrário do que os pacientes normalmente acreditam, a saúde bucal vai muito além do cuidado com doenças. É muito importante fazer uma higienização adequada e estar atento a fatores que interferem diretamente no bem estar e autoestima. Isso porque a saúde não diz respeito apenas a aspectos físicos. A especialização em endodontia trata de fatores que irão amenizar problemas para os dentes e o paciente precisa se manter atento com todos os outros aspectos pois assim garante um sorriso bonito e agradável a ele próprio.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialização em endodontia:


especialização em endodontia
especialização em endodontia