Dor dente canal: o que devo saber sobre este problema?

Todo mundo que já realizou o precedimento de canal, provavelmente já deve ter sentido uma certa "dorzinha" após o procedimento. Essa dorzinha na verdade é um desconforto, que geralmente pode durar uns dias depois de realizar o tratamento. Isso acontece porque a mastigação na região pode atrasar a cicatrização do local.

Desta forma, é necessário ficar atento, pois se este desconforto não passar e/ou piorar, pode ser um sinal para problemas um pouco mais delicados, como uma possível contaminação ou quebra da coroa no dente. Sendo assim, se você sentir que algo não está normal, volte ao dentista para que ele realize uma nova avaliação no dente onde foi feito o canal.

O termo técnico utilizado para este procedimento de tratamento de canal é chamado de: Endodontia. Quando a cárie atinge a raiz do dente, este é o procedimento que o dentista precisa realizar. É necessário abrir um buraco no dente contaminado, por meio de uma broca, e inserir pequenas agulhas, que são chamadas de limas, para retirar a polpa infectada. Assim, o dentista consegue descontaminar e limpar a região. Após realizar este procedimento, o profissional sela o buraco com uma resina e coloca a coroa no dente.

Causas e sintomas em casos de dor dente canal

Caso o paciente tiver desenvolvido alguma complicação no procedimento, alguns incômodos podem aparecer como por exemplo:

  • Dor ao ingerir alimentos com temperaturas extremas;
  • Inchaço na gengiva;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no maxilar.

São diversas a causas que podem ter ocorrido no caso de uma dor dente canal após o procedimento:

  • A coroa pode ter sido quebrada;
  • Contaminação causada pela falta de obturação ou coroa;
  • O tratamento do canal não eliminou todas as bactérias resistentes da região.

Dor dente canal: posso me medicar?

Você pode tomar analgésicos para conter a dor, conforme indicação de especialistas. Existem produtos naturais que também podem ser utilizados para minimizar o desconforto, como o alho, cravo, própolis e extrato de baunilha. Mas, é indispensável que o paciente procure um dentista o quanto antes para que a situação não se agrave.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dor dente canal:


dor dente canal
dor dente canal