Cirurgia de canal dentário

Quando os dentes estão muito danificados, um endodontista deve ser procurado. Ele é o profissional que cuida da polpa dentária, que possui os vasos sanguíneos e o nervo central que dão vida à estrutura óssea. Para que o dente não seja extraído, uma cirurgia de canal dentário pode ser recomendada para salvar aqueles dentes que foram prejudicados devido a:

  • Traumas;
  • Cáries em estágio avançado;
  • Tratamento dentário mal feito;
  • Dentes trincados.

Como é feita a cirurgia de canal dentário?

Antes de mais nada, você deve ir ao dentista periodicamente, uma vez que só esse profissional conseguirá identificar danos nos dentes e recomendar uma cirurgia de canal dentário. Caso ele diga que esta é a única alternativa para salvar o dente, você deve se preparar e ficar tranquilo, pois as etapas são bem rápidas e, graças à alta tecnologia, o procedimento é indolor e seguro.

Primeiro, o endodontista pedirá que você faça exames, como radiografias e raio X, para saber onde está localizado o dano (a cárie é considerada a causa mais comum para que um paciente se submeta a uma cirurgia de canal dentário). Em seguida, depois dos resultados em mãos, o endodontista irá te preparar para realizar o procedimento.

Para fazer a cirurgia de canal dentário, uma anestesia é aplicada na região do dente que vai passar pelo procedimento. Depois, é feita uma abertura na coroa para que a polpa dentária inflamada seja retirada. Por último, um material restaurador é colocado para preencher o canal. Dependendo do caso, o endodontista pode fazer a cirurgia em duas sessões.

Quais os cuidados tomar depois da cirurgia de canal dentário?

Dando aos seus dentes os devidos cuidados, a cirurgia de canal dentário pode durar para toda a vida, uma vez que esse procedimento é sempre bem sucedido dentro das clínicas especializadas em endodontia.

Sendo assim, tenha em mente que a boa higienização é a chave para você evitar outra cirurgia de canal dentário em outro dente. Então, por isso, escove os dentes todos os dias e use o fio dental diariamente, reforçando a limpeza com enxaguante bucal com flúor; além disso, evite ao máximo comer alimentos duros depois de realizar uma cirurgia de canal dentário.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de canal dentário:


cirurgia de canal dentário
cirurgia de canal dentário