Higiene bucal impede tratamento de canal dente

Hábitos saudáveis fazem da sua vida mais saudável e, para aumentar a qualidade de vida, é preciso focar em cuidar muito bem da boca, que é a porta de entrada para milhares de germes e bactérias que podem atingir o seu organismo, trazendo sérios problemas para o seu corpo.

Mesmo sabendo disso, pessoas acabam se descuidando, dando abertura para as cáries se proliferarem. Elas podem apresentar um estágio capaz de atingir o nervo do seu dente, chamado de polpa dentária e, caso isso aconteça, um dentista deve ser agendado para impedir a extração do dente afetado e recomendar ou não o canal dente como forma de sanar o problema.

O que é tratamento canal dente?

O tratamento de canal dente possibilita salvar um dente que teve a sua polpa dentária afetada por alguma infecção, como a cárie, ou traumas e impactos fortes. Para fazer isso, o endodontista, que é o dentista responsável pelo procedimento, deve retirar a parte interna do dente (polpa dentária) para preencher o espaço.

Para que o endodontista realize o tratamento de canal dente, é necessário que ele siga as seguintes etapas:

  • Primeiro: a parte posterior do dente frontal ou a coroa do dente posterior são abertas;
  • Segundo: a polpa dentária infectada é removida para que o endodontista faça uma limpeza;
  • Terceiro: uma restauração temporária é colocada;
  • Quarto: a restauração temporária é removida, dando espaço para que o profissional coloque um material parecido com um cone;
  • Quinto: para finalizar o tratamento de canal dente, uma coroa é colocada para restaurar o formato do dente, conferindo uma aparência normal.

Em média, o tratamento de canal dente pode ser feito em uma única sessão, porém, se houver algum tipo de complicação - como a perfuração da raiz do dente, por exemplo -, é necessário que o paciente retorne para o consultório odontológico. Em outros casos, o tratamento de canal dente pode demorar de acordo com o grau da infecção e dos traumas sofridos.

Cuidados com a saúde bucal

Manter uma boa higienização bucal é o jeito de prevenir muitas doenças que estão atreladas à boca e ao corpo. Além disso, a escovação diária, o uso de fio dental e enxaguantes bucais com flúor, evita que você precise realizar o tratamento de canal dente, que pode ser resultado de uma cárie bastante profunda. Em todo caso, consulte sempre o seu dentista de confiança para saber as melhores alternativas de prevenção.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal dente:


canal dente
canal dente