Canal dentário

O canal dentário é um tratamento que tem como função reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve etapas como a remoção da área comprometida do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, logo depois, o preenchimento e selamento. De modo geral, as causas mais comuns que afetam a polpa e levam alguém a procurar um consultório odontológico para checar a necessidade de realizar um canal dentário são:

  • dentes trincados;
  • cárie profunda;
  • tratamento dental repetido na raiz;
  • trauma.

Como funciona o canal dentário

Se você acha que precisa de um tratamento de canal, o primeiro passo é ir ao dentista para que ele determine se este é realmente o procedimento mais indicado para o seu problema. Caso a realização do canal seja realmente o trabalho mais adequado para a situação, as etapas podem se iniciar rapidamente.

Em primeiro lugar será solicitado um raio X para que o dentista possa identificar onde exatamente se encontra o desgaste, que normalmente é a cárie. Depois, quando tudo estiver preparado, a anestesia local é administrada no dente afetado; aliás, ao contrário da crença comum, um tratamento de canal dentário não é mais doloroso do que uma restauração.

Depois da anestesia uma abertura é feita e a polpa do dente doente é removida; por fim temos o preenchimento - um material em forma de cone (flexível) é adicionado em cada um dos canais e normalmente selado na posição adequada com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico, ou mesmo de metal, pode ser colocado no canal para se conseguir mais resistência.

Os cuidados depois do canal dentário

Dentes tratados e restaurados podem durar por toda a vida desde que se tome os devidos cuidados. Isso porque os tratamentos de canal dentário possuem altas taxas de sucesso, mas os casos bem sucedidos apresentam também uma disciplina rigorosa com relação aos dentes revigorados.

Por isso, pratique uma higiene bucal regular escovando os dentes três vezes por dia e utilizando o fio dental no mínimo uma vez. Além disso, é muito importante que as visitas ao dentista sejam mantidas, afinal procedimentos como limpezas são responsáveis por prevenir problemas futuros. Por último, depois de realizar o canal dentário evite mastigar alimentos duros na região tratada, pois o atrito pode comprometer o canal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal dentário:


canal dentário
canal dentário