O que é o canal de dente

O canal de dente é recomendado quando uma lesão ou cárie profunda danifica a polpa do dente e como consequência a sua raiz fica infectada ou inflamada. Por isso, quando o paciente apresenta esse tipo de problema, o dentista anestesia o dente e uma abertura é feita por meio da coroa dentária até a superfície da polpa. Instrumentos específicos como as chamadas "Limas" são usados para eliminar os elementos infecciosos do local.

Depois que a área está livre da infecção, o próximo passo da restauração de dente é preparar a região para receber os materiais restauradores. A irrigação é feita com o fim de limpar os canais e remover os resíduos. Os canais são obturados com material permanente. Normalmente, isso é feito com um elemento conhecido tecnicamente como "guta-percha" o qual ajuda a manter o canal de dente livre de infecção ou contaminação externa.

O processo para realizar o canal de dente

Depois que o dentista faz os primeiros procedimentos para dar abertura ao tratamento de canal de dente, um material de preenchimento temporário é colocado no topo da já mencionada guta-percha, de modo a vedar a abertura. O material permanente só é adicionado, posteriormente, quando o dente recebe o preenchimento definitivo (restauração) ou uma coroa. A coroa se assemelha a um dente totalmente natural e é colocada sobre a superfície do dente. Normalmente, os fatores que levam as pessoas a precisarem de um canal de dente são:

  • inflamações na gengiva;
  • higienização inadequada;
  • comprometimento por conta de dentes próximos danificados;
  • cáries profundas.

Quantas sessões são necessárias para realizar o canal de dente?

Estudos recentes da área odontológica apontam que é melhor administrar o canal de dente em duas sessões quando a infecção toma conta da polpa; isso porque na primeira etapa é feita a limpeza necessária, extraindo os elementos contaminados e, uma semana depois, aplica-se a obturação definitiva. Ainda assim, existem casos em que uma única ida ao consultório para realizar o tratamento de canal é suficiente, mas somente o dentista poderá determinar o período necessário. Quanto aos materiais usados no tratamento, a antimicrobiana e o material de vedação demonstram ser os mais eficazes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal de dente:


canal de dente
canal de dente