Como é feito o tratamento de canal odontologia

O procedimento de canal dentário tem se especializado cada vez mais. A tecnologia junto aos aparelhos odontológicos tem contribuído para que pacientes possam recuperar a saúde bucal e prolongar a vida dos dentes.

O tratamento de canal odontologia é indicado nos casos em que já não é possível mais realizar medidas corretivas mais simples, como a obturação. Neste caso, o paciente também pode apresentar quadro de inchaço e dor. Isso significa que, por alguma cárie ou fratura profunda, a polpa do dente não consegue se recuperar sozinha.

Polpa do dente é o tecido localizado dentro do dente. Se estende da coroa à raiz dentária e protege vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo. Quando a infecção não é tratada, começa a se formar pus na raiz dentária. Este é o momento para procurar um dentista ou endodontista para realiza o tratamento de canal odontologia.

É importante corrigir o problema na raiz

Como citado, após a lesão a pessoa começa a sentir dor, a região incha e o acúmulo de pus causa mal odor. Procurar um especialista é o primeiro passo para não permitir que a infecção se espalhe. O problema tem que ser corrigido na raiz dentária, pois dessa forma ela recupera e volta a executar suas funções corretamente.

Durante o tratamento de canal odontologia a polpa comprometida é removida inteiramente. A seguir, é feita a desinfeto e a obturação da câmara pulpar e do canal radicular do dente. O procedimento de canal é como uma cirurgia, ou seja, o paciente é condicionado a todos os preparos para não sentir dor e após o tratamento deve seguir as orientações de recuperação.

Existe riscos no tratamento de canal odontologia?

Sim, caso a lesão não seja tratada isso pode afetar a vida do paciente de várias formas. A dor ao comer é a principal delas. É como se uma parte da boca estivesse inutilizável. Todo sintoma é um alerta, entre eles estão:

  • Dor na mandíbula e dentes;
  • Inchaço;
  • Mau hálito;
  • Sangramento;
  • Pus.
Já para o procedimento, o paciente só irá correr riscos se optar por profissionais duvidosos. Para evitar essa situação o ideal é procurar por clínicas especializadas ou por dentistas com CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal odontologia: