Atributos do tratamento de canal no dente

O procedimento de canal se faz necessário quando a polpa do dente é prejudicada. A polpa dentária é a parte central do dente, uma área com terminações nervosas e veias sanguíneas, que tem ligação direta com a raiz do dente. Se a polpa não consegue se recuperar sozinha de uma lesão, o tratamento de canal no dente é a saída para resolver o problema.

A polpa dentária merece toda essa atenção e cuidado, pois, uma vez doente ou lesionada (sem a chance de recuperação espontânea) ela necrosa. As causas mais comuns que resultam na necrose da polpa são: fratura e/ou cárie dentária profunda. Ambos os problemas podem abrir caminho para que bactérias se infiltrem na polpa, o que causaria infecção dentro do dente e, posteriormente, em outras partes do corpo.

Como é o andamento do tratamento

Para que as pessoas entendam melhor, o tratamento de canal no dente pode ser divido em cinco partes. Sendo a primeira dela a identificação de sintomas, nessa parte a pessoa prejudicada ainda não foi ao dentista. Ela pode identificar a necessidade de um dentista caso sinta dor intensa nos dentes, incômodo ao mastigar, mudança na coloração do dente e gengivas inchadas.

Quando o dentista é contatado, o paciente é submetido a um raio-x para saber a profundidade e complexidade da lesão. A terceira parte é a aplicação da anestesia local no dente afetado. Após isso, a abertura no dente é feita e a polpa retirada. E por último, o local retirado é preenchido por um pino de plástico ou metal e finda sendo selado.

É importante lembrar todas as pessoas que esse não é um tratamento qualquer, por se configurar quase como uma cirurgia, o tratamento de canal no dente pode levar de uma a três consultas. Vai depender da gravidade da lesão

Benefícios do tratamento de canal no dente

Além de devolver a qualidade de vida do paciente, quando o tratamento de canal no dente é feito ele oferece diversos benefícios ao paciente, entre eles:

  • Alívio de dor;
  • Eliminação de inchaço;
  • Volta da coloração normal do dente;
  • Liberdade de comer alimentos quentes e frios.
Mais do que todos esses benefícios, o tratamento de canal no dente evita a formação de uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz do dente, dentro do osso maxilar e/ou mandibular, configurando assim um abscesso. Abscesso esse que poderia causar danos no osso ao redor dos dentes.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal no dente: