Entenda o tratamento de canal endodontia

Pessoas que se preocupam com a saúde bucal já estão familiarizadas com os mais diversos tratamentos odontológicos existentes no ramo do cuidado com os dentes. E conhecem também o tratamento de canal endodontia. Mas, ainda há muitos que só procuram um dentista em casos de emergência e não acompanham os avanços nesse segmento.

O tratamento de canal é conhecido para muitos. O mesmo requer de uma a três consultas. Durante o procedimento, um dentista remove a polpa comprometida (parte interna do dente). Depois disso, a câmara pulpar, assim como o canal radicular do dente, são desinfetados e em seguida obturados.

Onde entra a parte da endodontia?

O termo tratamento de canal endodontia pode até parecer redundante para quem já conhece o procedimento. Isso porque a endodontia é a especialidade do dentista que trabalha com a parte interna do dente. E tratar a parte interna do dente é basicamente o principal objetivo do procedimento de canal.

O dentista endodontista faz parte de um dos grupos que mais se beneficiaram com o avanço técnico e cientifico na questão de tratamentos mais fáceis, práticos, seguros, rápidos e responsáveis. Além do tratamento de canal endodontia, o especialista dessa área pode fazer:

  • Tratamentos que conservam a vitalidade da polpa do dente;
  • Procedimentos cirúrgicos feitos no tecido e na cavidade da polpa;
  • Tratamentos cirúrgicos paraendodônticos;
  • Procedimentos de traumatismos dentários.

Tratamento de canal endodontia: cuida na escolha da melhor opção

O mais indicado para os pacientes é que tomem o máximo de cuidado com os dentes para que um tratamento de canal não seja necessário. E esses cuidados incluem desde a escovação frequente e diária até a visitas constantes ao dentista.

Quando procurar pelo tratamento de canal endodontia, as pessoas devem ter bastante atenção. A começar pela escolha do local onde irá fazer, mesmo com convênio é melhor que o paciente procure recomendações, veja avaliações e se o consultório é bem indicado por outras pessoas que fizeram o tratamento de canal por lá.

Uma grande questão a prestar atenção antes de fazer o tratamento de canal endodontia é a escolha do dentista. O mais indicado é fazer o tratamento com um endodontista certificado, e com registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal endodontia: