Quando é preciso um tratamento de canal dente inflamado

Muitos são os motivos que podem causar inflamação nos dentes. E assim como os motivos, os tratamentos também são diversos. Por isso, é comum que muitas pessoas que sofrem com esse mal procuram por tratamento de canal dente inflamado. Os sintomas para a necessidade de um tratamento de canal são:

  • Inchaço na gengiva;
  • Dor intensa nos dentes;
  • Inflamação dos dentes;
  • Dor ao mastigar;
  • Mudança de coloração dos dentes.

Se o paciente se identificar com esses sintomas, é recomendável que ele procure um dentista especializado na parte interna do dente (endodontista) para que o tratamento de canal dente inflamado tenha início o mais rápido possível.

Como o tratamento de canal dente inflamado é feito

O primeiro passo é fazer o exame de raio-x. É ele que vai mostrar onde especificamente a lesão se encontra, e a gravidade da mesma. O passo seguinte é a aplicação de anestesia local (no caso do dente estar muito lesionado e a dor for insuportável). A anestesia é aplicada sobre o dente e na área circundante.

Em seguida, no tratamento de canal dente inflamado, é onde acontece a perfuração do dente. Isso acontece para que o dentista tenha acesso à polpa para retirar o tecido morto ou o que está inflamado. Após a remoção do tecido do interior do dente, o local é desinfetado para que haja mais o risco de inflamação e infecção.

E por último acontece o preenchimento da cavidade que foi feita a remoção e desinfecção. Depois que a cavidade é preenchida é necessário encapsular o dente. Dependendo do caso é preciso colocar um pino em carbono no canal. Essa cápsula tem o intuito de proteger o dente e prevenir de fraturas e outros males.

Cuidados pós tratamento de canal dente inflamado

Não é só porque o canal foi feito que o paciente não deve mais se preocupar. Antigamente, como não havia a opção de recuperar um dente lesionado, era comum extraí-lo. Hoje o dente pode ser salvo e cuidado para que não haja a necessidade de mais intervenções.

Após o tratamento de canal dente inflamado, é importante que o paciente escove os dentes regularmente, passe fio dental pelo menos uma vez ao dia, evite alimentos duros e que sejam atrativos para cáries. E o mais importante, não deixe de fazer visitas frequentes ao dentista.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dente inflamado: