Por que fazer tratamento de canal?

Uma das partes do corpo humano que mais precisa de atenção e cuidado é a boca. Mais especificamente, os dentes. Mais do que o cartão de entrada de uma pessoa, os dentes podem ser a porta de entrada de bactérias e infecções que podem prejudicar mais partes do corpo. Por isso, fazer um tratamento de canal pode ser necessário.

Detalhes do tratamento de canal

Esse procedimento consiste na retirada da polpa do dente, local que contém terminações nervosas e ramificações que ligam a raiz. Após a remoção, limpa-se a parte interna do dente e ao final, uma massa é colocada para preencher o espaço que antes era ocupado pela polpa. Essa é versão resumida do processo.

Os motivos pelos quais o tratamento de canal se faz necessário são alguns, entre eles a existência de uma cárie profunda nos dentes e outros tratamentos dentários que danificaram o tecido da polpa. Um motivo pode ser também uma infecção no dente, que prova a necrose. Ou ainda a quebra, fratura ou lesão na parte interna do dente (mesmo que não visível).

Os sintomas e indicações para um tratamento de canal são:

  • Dor intensa nos dentes;
  • Incômodo frequente ao mastigar;
  • Sensibilidade a alimentos quentes e frios;
  • Alteração na cor dos dentes;
  • Fratura no dente.

Modo correto do tratamento de canal

O tratamento de canal descrito acima é feito em partes, no entanto, dependendo da gravidade da situação do paciente, o processo leva de uma até três consultas com o dentista. Por isso, é preciso ter certeza e assertividade na hora da identificação do problema.

Um bom profissional dentista seguirá os passos corretos para o tratamento de canal. Antes de tudo fará um raio-x, para identificar onde o problema está localizado e a profundidade da situação. Para preparar o paciente é necessária uma anestesia local antes de iniciar o procedimento.

Aí sim a pulpectomia é realizada. A pulpectomia é o ato da abertura do dente a remoção da polpa feita. Após isso o tratamento é finalizado com o preenchimento, no qual o dentista seleciona o material mais adequado para selar o espaço vazio da parte interna do dente.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal: