O que é um procedimento canal dentário

O procedimento canal dentário é o tratamento indicado para os casos de cárie já desenvolvidos, quando é necessário fazer um processo mais específico para remover o problema completamente e recuperar o dente deteriorado. O profissional odontológico pode avaliar a situação e encaminhar para um especialista sempre que for necessário. Quem cuida da parte interna dos dentes envolvendo sua polpa e raiz é o endodontista e é esse especialista que realiza o procedimento canal dentário sempre que precisar.

A cárie é causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, principalmente em regiões de difícil acesso e o consumo desses resíduos por bactérias levam ao desenvolvimento de placas e posteriormente a cáries. O procedimento canal dentário recupera todo dente que ainda permanecer com suas qualidades funcionais e, segundo a avaliação odontológica, for possível recuperar de forma útil e saudável para o paciente.

Porque fazer o procedimento canal dentário

Embora seja possível amenizar os sintomas causados pela cárie, é extremamente importante realizar o procedimento canal dentário para solucionar completamente a origem do problema e garantir a saúde bucal do paciente. Seguir esse procedimento melhora a qualidade de vida e traz resultados excelentes fornecendo conforto e uma rotina mais sadia para o paciente odontológico.

Realizar um procedimento canal dentário trata a cárie na origem do problema e traz solução para sintomas como:

  • Sensibilidade;
  • Dor nos dentes;
  • Irritabilidade e dificuldade alimentar;
  • Incomodo e desconforto.

O paciente odontológico não pode esperar uma situação de emergência para buscar auxílio com profissionais. Uma visita de rotina permite um acompanhamento profissional para manter os tratamentos e prevenções em dia. Isso permite fornecer uma excelente qualidade de vida ao paciente tratando-o com dedicação e cuidado. O cuidado com a saúde bucal é essencial pois, ao contrário do que muitos pacientes acreditam, infecções e inflamações podem se tornar doenças graves e eventualmente atingir outras partes do corpo.

Profissionais dedicados a saúde bucal dos pacientes

A endodontia é uma das áreas da odontologia criada para fornecer um atendimento especializado e focado nas necessidades dos pacientes. Todos os serviços odontológicos prestados são voltados para o conforto e qualidade de vida das pessoas, com o objetivo de prevenir o tratar doenças bucais. Quanto antes os problemas forem detectados melhores os resultados obtidos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende procedimento canal dentário: