Descubra as causas da dor no canal do dente

Ao sentir dor no canal do dente, é originado um desconforto, causado normalmente, por um processo inflamatório. Isso ocorre em virtude da ação de bactérias e dos ácidos produzidos por elas, que corroem a superfície dentária e chegam até a polpa. Rodeada pela estrutura calcificada dos dentes, a polpa inflama, mas não tem como se expandir e, por isso, o paciente identifica de forma clara a dor no canal do dente.

Tratamentos para dor no canal do dente

A inflamação na polpa dentária não possui tratamento caseiro, ou seja, para eliminar a dor no canal do dente é necessário ir ao dentista, pois analgésicos apenas mascaram a dor, não resolvem o problema e ainda são prejudiciais à saúde quando tomados por conta.

Se não tratada, a inflamação danifica as raízes e resulta na perda do dente, porém, antes disso, pode causar uma enorme sensibilidade nos dentes. Há casos também que o processo inflamatório não causa dor no canal do dente, isso ocorre quando as terminações nervosas já estão mortas.

Assim, o passo a passo do tratamento para barrar a ação das bactérias e eliminar a dor no canal do dente é:

  • O dentista identifica por meio de exames de imagem, como raios-x de mandíbula, e verificação visual quais dentes estão inflamados. Mesmo quando não há dor, é possível visualizar, por exemplo, pontos escurecidos próximo à raiz do dente doente;
  • É aplicada uma anestesia local e, com ajuda da broca, o dentista acessa o interior da dentição e remove a polpa inflamada. Para evitar a proliferação de bactérias, são aplicadas soluções bactericidas e antissépticas em toda região;
  • Após este procedimento, a cavidade feita no dente é tampada, processo chamado de obturação, que visa proteger a dentição, evitar o acúmulo de alimentos, recuperar sua aparência original e eliminar a sensibilidade, principalmente durante o mastigar.

Visite um especialista em tratamento de canal dentário

Você pode evitar a realização de um tratamento de canal. Realize corretamente a higiene bucal todos os dias. Basta realizar a escovação correta, utilizando fio dental diariamente, após cada refeição e também o uso de enxaguante bucal. E realizando a visita ao dentista por no mínimo uma vez ao ano.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dor no canal do dente: