Dor de dente canal aberto

Aqueles que já realizaram um precedimento de canal já devem ter sentido uma certa "dor de dente" após o procedimento, certo? Este é um desconforto que pode durar alguns dias após ter feito o tratamento, afinal, a mastigação na região pode atrasar a cicatrização do local.

De qualquer forma, é necessário ficar atento, porque essa dor pode ser uma dor de dente canal aberto. Ou outros problemas que também são casos graves, como uma possível contaminação ou quebra da coroa no dente. Sendo assim, se o incômodo persistir e resultar em uma dor, significa que algo não está normal, então volte ao dentista para que ele realize uma nova avaliação no local que foi realizado o canal.

Como saber que o canal está aberto?

É chamado de endodontia quando a cárie atinge a raiz do dente. Este é o termo técnico utilizado para o procedimento de tratamento do canal. Nesse procedimento o dentista abre um buraco no dente que está contaminado, utilizando uma broca, e insere pequenas agulhas chamadas de limas, para retirar a polpa infectada.

Após realizar este procedimento, ele sela o buraco com uma resina e coloca a coroa no dente. Mas pode acontecer de não ser bem finalizado e o dente voltar a doer. Quando o canal fica aberto, é necessário retornar ao dentista o quanto antes para não agravar ainda mais o problema e ser necessário realizar todo o processo novamente.

Dor de dente canal aberto após a endodontia

Independente de qual seja o caso, na dúvida, é ideal procurar um dentista o quanto antes para que a situação não se agrave. Se por acaso, o procedimento não for realizado da forma correta e restar algum resíduo ou ter ficado aberto, alguns incômodos certamente vão aparecer:

  • Dor ao ingerir alimentos de temperaturas extremas (quente ou frio);
  • Inchaço na gengiva;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no maxilar.

Evite a dor de dente canal aberto

Para evitar a realização de um tratamento de canal, basta realizar a higiene bucal todos os dias após cada refeição. Faça a escovação correta, utilize o fio dental, e também o uso de enxaguante bucal. Mas não se esqueça da necessidade de visitar o dentista por pelo menos uma vez ao ano. Estes hábitos evitam com que a saúde bucal seja comprometida e caso haja alguma necessidade de tratamento, ele pode ser realizado antes de uma possível evolução.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dor de dente canal aberto: