Dentista especialista em canal

A dor de dente pode ser indício de muitos sintomas e doenças diferentes. Claro que os casos mais comuns são normalmente atribuídos as famosas cáries, mas muitas vezes as pessoas ignoram essas dores e acabam piorando suas situações ainda mais. Esse tipo de negligência é um dos motivos que mais levam as pessoas a necessidade de procura por um dentista especialista em canal.

O que é o canal

Muito temido por muitas pessoas, é comum ver comentários de pessoas que associam o canal a muita dor. Mas a realidade é que com os avanços tecnológicos, esse cenário tem sido muito alterado.

O canal trata-se de um tratamento na polpa do dente, essa polpa fica bem abaixo do que normalmente se vê do dente, por isso, para que ela fique inflamada ou tenha grande dano, é preciso que o paciente tenha algum tipo de fissura que torne essa polpa exposta. Essa exposição da polpa pode se dar por meio de casos como:

  • Traumas dentários;

  • Dentes quebrados;

  • Cáries extremamente profundas.

Dessa maneira o dentista especialista em canal realiza algum procedimento que possibilite a restauração dessa situação de exposição da polpa. Sendo que a inflamação da polpa sim, é responsável pela causa de tanta dor, não o procedimento de canal.

Além disso, antigamente, pessoas que tivessem a polpa de seus dentes inflamadas ou até mesmo “mortas”, precisavam realizar a extração do dente em questão. Mas o canal possibilita exatamente um tratamento mais simples e menos doloroso para esse tipo de situação.

Por que procurar um dentista especialista em canal

Muitos dentistas clínicos gerais possuem capacidade para realizar o atendimento de canal. Mas existe ainda o dentista especialista em canal, que pode ser conhecido também como endodontista. Essa especialidade é exatamente baseada no estudo, avaliação, diagnóstico e tratamento da área interna dos dentes.

Por isso o endodontista é caracterizado como um dentista especialista em canal. Ainda assim, uma boa pesquisa sobre seu dentista de rotina, pode ser suficiente para entender se ele é capacitado para realizar o procedimento. Além disso, é comum que o dentista encaminhe para algum colega conhecido e de confiança que seja um dentista especialista em canal, assim o processo é facilitado já que eles podem até mesmo compartilhar prontuários e opiniões sobre o tratamento adequado.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista especialista em canal: