Dentista endodontia

A grande maioria das pessoas sabem do que se trata a odontologia, mas poucas sabem que dentro dessa especialidade médica, existem ainda muitas outras que podem ser necessárias no cotidiano e/ou, ao longo da vida das pessoas. Então antes de simplesmente procurar qualquer dentista, é interessante entender mais sobre algumas dessas especialidades para que seja possível já realizar uma boa pesquisa baseado nos procedimentos realizados por cada profissional.

Quais são os segmentos da odontologia

Além do dentista que todos conhecem responsável por avaliações e limpezas, existem as outras ramificações dentro do segmento de atendimento e especialização odontológico. Alguns desses segmentos são:

  • A endodontia;

  • A ortodontia;

  • A implantodontia;

  • A odontogeriatria;

  • A traumatologia buco, maxilo e facial;

  • A odontologia legal.

Sendo que cada uma dessas cuida de um processo diferente e, ainda existem outras áreas separadas dentro da odontologia. Mas as mais comuns e conhecidas pelas pessoas são os profissionais de ortodontia e o dentista endodontia.

O que é um dentista endodontia

Muitos dentistas podem atender a especialidade de endodontia, isso porque se trata de um entendimento básico para qualquer profissional. Isso porque a especialidade do dentista endodontia é a parte interna do dente, ou seja, todo e qualquer procedimento dentário depende também dessa especialidade.

Ainda assim, existem ainda alguns profissionais que só realizam esse tipo de procedimento e, por isso, o dentista endodontia se destaca os dentistas clínicos gerais. Alguns dos procedimentos mais realizados por um dentista endodontia são os famosos canais dentários.

O que é um dentista ortodontia

Já o dentista especializado em ortodontia é responsável pela avaliação, aplicação e manutenção dos famosos aparelhos dentários. Isso porque é função do ortodontista a boa análise do posicionamento dos dentes para determinar se existe alguma deformidade que precisa ser corrigida.

Feito essa análise, ele precisa identificar quais tipos de aparelhos são mais adequados as necessidades do paciente e então iniciar o procedimento que pode variar de tempo, de acordo com cada caso. Além disso, a manutenção é essencial para que o aparelho tenha o resultado esperado por paciente e profissional. Em seguida, a remoção do aparelho é feita, junto de uma nova análise para garantir que o resultado foi satisfatório.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista endodontia: