O que significa dente com canal doendo?

Para todo procedimento que será realizado na sua boca, o dentista precisa ser escolhido cautelosamente. Ele deve possuir especialização na área e te deixar à vontade dentro do consultório odontológico, tirando todas as dúvidas possíveis. A polpa dentária, quando sofre alguma lesão, necessita de cuidados do endodontista, que normalmente recomenda o tratamento de canal, que desaparece com as dores e o inchaço presentes na região. No entanto, quando esse procedimento é mal executado, é possível que você reclame de dente com canal doendo.

Por que o dentista precisa avaliar o dente com canal doendo?

O dente com canal doendo pode ser estimulado de acordo com diversos fatores. Os principais são:

  • A infecção se alastrou para os tecidos periodontais presentes na região do dente com canal doendo;
  • Quando o dentista acidentalmente coloca o material restaurador no final do canal;
  • Quando as restaurações são mal feitas;
  • Quando o dentista fecha o dente sem o devido tratamento de canal.

O fato é que cada um possui uma forma de se adaptar aos procedimentos odontológicos. Por esse motivo, é comum encontrar pessoas com dente com canal doendo sem parar. Nesses casos, o recomendado é sempre entrar em contato com o seu endodontista para que ele avalie a causa principal do dente com canal doendo.

Cuidados após o tratamento de canal dentário

O tratamento de canal dentário é um dos procedimentos que mais dão medo para pacientes que consultam periodicamente um dentista. Quando percebem que é possível ter um dente com canal doendo, essas pessoas costumam ficar bastante nervosas em tratar uma polpa dentária danificada pela cárie ou algum tipo de trauma.

Por isso, logo depois de realizar o procedimento, os pacientes que se submeteram a ele precisam ter noções de cuidados para que o dente com canal doendo não seja um problema a longo prazo. Sendo assim, é preciso:

  • Tomar os anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo dentista corretamente;
  • Fazer a correta higienização bucal;
  • Evitar alimentos duros e gordurosos;
  • Deixar o dente repousar por alguns dias.

Normalmente, os tratamentos feitos no canal do dente são muito bem sucedidos, isso graças à alta tecnologia presente no setor odontológico, que permite que o procedimento seja segura, rápido e indolor. Ainda assim, é possível encontrar pacientes com dente com canal doendo e, quando isso ocorrer, é necessário entrar em contato com o seu dentista o mais rápido possível.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dente com canal doendo: