O tratamento de canal ortodôntico

O tratamento de canal ortodôntico é necessário para dentes que estão com a polpa dentária infectada. Isso ocorre principalmente devido a ações da cárie profunda, causando muita dor e incômodo para o paciente, que com frequência encontram nas clínicas especializadas em endodontia uma forma de escape para sanar esse problema, que pode ser curado por meio de um tratamento de canal ortodôntico.

Como o tratamento de canal ortodôntico é realizado?

Os vasos sanguíneos e o nervo central do dente estão localizados na polpa dentária. Ou seja, isso quer dizer que a vida útil de um dente é determinada pelo tecido mole presente dentro do seu dente e, a partir do momento que uma inflamação é detectada na polpa, uma tratamento de canal ortodôntico é recomendado.

O tratamento de canal ortodôntico consiste em retirar a polpa dentária infectada por meio de um instrumento chamado “Limas”. Em seguida, é feita uma irrigação para retirar resíduos de alimentos para a colocação de um material restaurador. Por último, a coroa é colocada para que o dente volte a sua forma natural. Os fatores que têm levado diversas pessoas para clínicas especializadas em endodontia para realizar um tratamento de canal ortodôntico são:

  • Inflamação gengival;
  • Má higienização;
  • Traumas;
  • Cáries profundas.

Em quantas sessões o tratamento de canal é feito?

Normalmente, o tratamento de canal ortodôntico é realizado em apenas uma sessão. No entanto, dependendo do caso do paciente, o endodontista precisa pedir para que o mesmo volte ao consultório para fazer outro procedimento.

Mesmo que seja um procedimento que causa arrepio na espinha de muitas pessoas, o tratamento de canal ortodôntico é um dos mais procurados dentro da odontologia, pois zela pelo sorriso perfeito e a autoestima dos indivíduos, além de ser um auxiliador para manter a saúde da boca e do corpo em dia.

A precaução necessária contra o tratamento de canal ortodôntico, sem sombra de dúvidas, ainda é a correta higienização bucal, que consiste na escovação diária dos dentes, o uso regular do fio dental e bochechos com enxaguante bucal com flúor. Ainda assim, caso o tratamento de canal ortodôntico seja recomendado para você, não deixe de tirar todas as suas dúvidas com um dentista de confiança a respeito do procedimento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal ortodôntico: