Cuidados com o tratamento de canal odontologia

A endodontia é uma das áreas mais procuradas dentro da odontologia. Isso porque ela cuida de doenças que atingem a parte interna e a raiz dos seus dentes. As lesões que atingem essas regiões podem ser solucionadas por meio de um tratamento de canal odontologia, livrando os pacientes de infecções e inflamações que podem causar a extração do dente prejudicado.

A importância de fazer um tratamento de canal

Se o seu endodontista indicou o tratamento de canal odontologia, é bem provável que algo muito sério esteja acontecendo com os seus dentes, em especial no nervo deles, que é conhecido como polpa dentária, caracterizada por dar vida às estruturas ósseas dentárias. O tratamento de canal odontologia tem o objetivo de sanar diversos problemas, como:

  • Inchaço;
  • Infecções graves;
  • Febre;
  • Defeitos na articulação da boca.

Caso o tratamento de canal odontologia não é realizado, o dente afetado pela infecção pode ser extraído, afetando diretamente na autoestima do indivíduo. Fora isso, o dentista responsável pode pedir para o paciente colocar um implante dentário, gerando mais gastos para o mesmo.

Por esse motivo, você pode ficar tranquilo quanto realizar ou não o tratamento de canal odontologia, pois o setor dispõe da alta tecnologia, fazendo com que os procedimentos realizados sejam rápidos, seguros e indolores.

Como é realizado o tratamento de canal odontologia?

Para realizar o tratamento de canal odontologia, o endodontista remove a polpa infectada para colocar um material restaurador no local. Quando for necessária mais de uma sessão do tratamento de canal odontologia, o dentista colocar um material restaurador temporário para que o dente seja protegido. Em seguida, o paciente retorna para ser colocado o material permanente. Em alguns casos, o endodontista pode substituir a coroa do dente para dar uma aparência mais natural para a estrutura óssea.

O canal odontologia só é feito em casos extremos, ou seja, quando o dente é danificado por cáries profundos ou traumas. Em relação ao primeiro motivo, você precisa sempre se atentar aos cuidados com a sua saúde bucal, escovando bem os dentes todos os dias, passando fio dental e fazendo bochechos com enxaguantes bucais com flúor.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal odontologia: