Quem deve procurar por canal do dente?

Indicado para pacientes que sofreram alguma lesão ou estão enfrentando uma cárie profunda, o tratamento de canal do dente impede que a polpa dentária, que é considerada a vida de um dente, seja danificada, de modo também a evitar que a raiz seja infectada ou inflamada. Portanto, para tirar todas as suas dúvidas a respeito desse procedimento tão presente dentro dos consultórios odontológicos, consulte um dentista de confiança e pergunte se é necessário você visitar um endodontista.

Como funciona o tratamento de canal do dente?

O endodontista é o profissional responsável por realizar o tratamento de canal do dente. Em seu consultório, ele vai dispor de todos os equipamentos necessários para efetuar o procedimento, que, devido à alta tecnologia, garante uma sessão sem dores, rápida e segura.

Para que o endodontista realize o tratamento de canal do dente, é preciso que ele anestesie o dente afetado por cárie ou algum trauma forte, e faça uma abertura por meio da coroa do dente, entrando em contato com a superfície da polpa. Esse procedimento pode ser feito através de um instrumento especial chamado “Lima”, que é usado para eliminar a infecção e a retirar a polpa dentária.

Em seguida, o endodontista modela o canal do dente para que o material (que é muito parecido com um cone flexível) seja colocado. Antes disso, porém, ele irriga o dente a fim limpar os canais e retirar os resíduos de alimentos que podem estar presentes.

O canal do dente é obturado com um material específico denominado tecnicamente como “guta-percha”, que ajuda a manter o tratamento livre de qualquer infecção ou contaminação que pode vir do ambiente externo. Com isso feito, o material permanente é colocado para se assemelhar a forma natural de um dente.

Os principais benefícios do tratamento de canal do dente

O tratamento de canal do dente pode ser muito temido pelas pessoas. No entanto, para que uma boca volte ao seu estado normal de saúde, esse procedimento consegue apresentar uma série de benefícios como:

  • Acabar com as cáries profundas;
  • Impedir que o dente seja extraído;
  • Permitir que o dente volte ao normal;
  • Servir como aprendizado para ter uma melhor saúde bucal.

Por isso, caso você sinta dores fortes e persistentes em algum dente, um dentista deve ser procurado. Nessa hora, tente encontrar aquele profissional que foi recomendado pelos seus familiares ou amigos, assim você se sentirá mais à vontade com o mesmo. E caso ele recomende o tratamento de canal do dente, comece já o seu tratamento e volte a ter um sorriso perfeito e sem defeitos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal do dente: